segunda-feira, 3 de março de 2008

10 - A Dama do metrô.

Não sei se devo fazer essa pesquisa, mas... É o seguinte...

A Dama do Metrô, como já me disseram, está ganhando vida própria, portanto ela sabendo disso, está me atormentando para que lhe dê um nome. E concordo com ela. Uma personagem, seja ela qual for, tem que ter um nome. Já pensei em vários mas nenhum me convenceu. Melhor dizendo, nenhum se identificou com a personagem. Assim sendo, recorro a você, caro leitor atento dos meus escritos. E pergunto:

- Qual o nome que devo dar a essa personagem libidinosa, até um pouco inescrupulosa, que procura apenas aplacar o seu fogo uterino, chegando às vezes se comparar com as prostitutas que vende o corpo para se alimentarem. Ela disse uma vez:

- Não sou prostituta, sou apreciadora do bom sexo, do que é belo entre duas pessoas, principalmente se essas duas pessoas forem um homem e uma mulher. Portanto acho que devo ter um nome.

Bem, depois dessa prerrogativa, você leitor, deve concordar comigo, ela merece um nome, não acha?

Então, vou fazer o seguinte: você leitor, indica um nome e, o nome mais indicado, será o nome da nossa personagem, o que acha?


16.10.06 pastorelli

3 comentários:

AL-Chaer disse...

QueridOsvaldo,

Eu até que gostaria de sugerir um nome, mas não devo fazê-lo, pois esta "condenação" é apenas sua.

Somente você tem condições de se afastar do seu próprio texto e encontrar o nome da Dama do metrô.

O nome de um personagem é algo muito particular do autor. Dar nomes aos personagens é mais difícil do que dar títulos para poemas, contos e até para um livro.

Cada leitor faz uma imagem do que está lendo. E, quando o(a) autor(a) escreve - também exercendo sua parcela de leitor(a) (durante a criação) - ele(a) próprio(a) tem a forma física e psíquica do personagem.

Também, muitas das vezes, os autores escolhem nomes fazendo homenagem a conhecidos, mesmo que o personagem não tenha nada a ver com o tal.

Para o leitor (o bom leitor) qualquer nome é um nome. E este nome vai ter a importância somente na estória, sem permear pela experiência própria do leitor.

Então, Osvaldo, faça logo o parto deste nome, para que nós possamos chamar - na intimidade - a já famosa Dadma do metrô.

AL-Braços
AL-Chaer

AL-Chaer disse...

OOOPS!

digo, Dama do metrô (e não Dadma como foi digitado anteriormente)

AL-Braços

poetas_lusófonos disse...

Al-Chaer querido amigo, a pesquisa foi feita, os leitores derem um nome e o mai votado é o nome da Dama do Metrô, só não direi aqui para não quebrar o suspense. Concordo com você em tudo o que disse, mas dar um nome para a Dama foi difícil por causa dos procedimentos não ser tão puros, entende, então para não chocar alguém com o nome, apelei para a pesquisa. Abraço e obrigado pelo comentário. Osvaldo